115 anos do CSA: ex-aluno de 94 anos compartilha memórias do colégio

115 anos do CSA: ex-aluno de 94 anos compartilha memórias do colégio

Em 2024, o Colégio Santo Antônio celebra 115 anos de uma rica história. Fundado na cidade de São João del-Rei, o Colégio encontrou um novo lar na capital mineira, Belo Horizonte, onde continua a moldar gerações. Para marcar essa data tão especial, temos a honra de contar a história do Sr. Carlos Alencar de Oliveira, um ex-aluno que, aos 94 anos, compartilha memórias preciosas de sua jornada no CSA.

A história do Sr. Carlos com o Colégio Santo Antônio começou em 1942, quando ele passou na admissão do Colégio em São João del-Rei, onde permaneceu até 1949. No ano seguinte, ele e seus colegas de sala se mudaram para a nova unidade do CSA em Belo Horizonte, formando a primeira turma do 3º Ano do Ensino Médio a se formar na escola.

Sr. Carlos, aluno do CSA

“Lembro-me com muito carinho da forma como éramos tratados no Colégio”, diz Sr. Carlos. “Todos nós tínhamos um apelido, o que ajudava a aproximar, interagir e criar amigos, porque éramos de regiões diferentes. Meu apelido no Colégio era ‘baianinho’. Criei uma afinidade muito grande com BH por conta do Colégio. Fiz grandes amigos nessa época.”

A transição para Belo Horizonte foi cuidadosamente organizada pelos dedicados padres de batina preta do Colégio, que se empenharam em fazer com que os alunos se sentissem em casa. Sr. Carlos relembra com gratidão a amizade com os frades e padres, que foi crucial para superar os desafios da época e a saudade de seus pais.

“O Colégio Santo Antônio deu todo o embasamento necessário em Matemática, Português e demais disciplinas para fazer o vestibular. Todos estávamos perplexos com a estrutura do Colégio. O professor terminava a matéria do dia e aplicava um teste para os alunos irem se acostumando com o vestibular. Todos no Colégio Santo Antônio ajudaram muito nessa transição e no conforto pela distância da família”, comenta Sr. Carlos.

Entre as memórias mais queridas de Sr. Carlos estão as aulas de Matemática, que o inspiraram a seguir a carreira como Engenheiro. “Frei Lourenço e o professor Édson foram fundamentais para que eu conseguisse êxito na vida. Aprendi a gostar de Matemática. O Édson foi professor tanto no Colégio quanto na Escola de Engenharia da UFMG. Frei Norberto dava aulas espetaculares nos laboratórios de Química. Foi ele que descobriu a cassiterita.”

Sr. Carlos, atualmente visitando o Colégio

Sr. Carlos também se recorda com carinho dos desfiles de 7 de setembro, pelas ruas de São João del-Rei, e das atividades extracurriculares. “Frei Bertrando, diretor do Colégio na época, era muito alto, tranquilo, estimulava a área de convivência e a amizade. Frei Aristides jogava muita bola e levava os alunos que eram craques no futebol para treinarem no América Mineiro.”

Um dos momentos mais marcantes para Sr. Carlos foi quando o Colégio abriu um auditório para passar filmes. “Uma vez por semana, o CSA chamava os alunos para assistir a filmes nesse auditório, transformando-o em uma espécie de sala de cinema. Isso foi muito especial e divertido.”

Para concluir, Sr. Carlos Alencar de Oliveira deixa um conselho aos atuais alunos: “Estudem bastante, porque isso ninguém lhes tirará. O Colégio dá todas as oportunidades para o aprendizado. Aproveitem, porque passa rápido. Entrei ontem no Colégio, formei-me há pouco e agora estou aqui na torcida para que essa nova geração possa crescer com os valores dados pelo CSA.”

O Colégio Santo Antônio ensinou ao Sr. Carlos e a muitos outros não apenas o conhecimento acadêmico, mas valores fundamentais como disciplina, ética e respeito ao próximo. Esses são os alicerces que ele carrega consigo e tenta transmitir às novas gerações.

Que os próximos 115 anos sejam tão brilhantes quanto os passados, sempre mantendo viva a chama da educação e dos valores humanos. Paz e Bem!