Projeto interdisciplinar de combate ao bullying com os alunos do 4º Ano

Projeto interdisciplinar de combate ao bullying com os alunos do 4º Ano

Translator

No Colégio Santo Antônio, o combate ao bullying começa cedo, com projetos interdisciplinares que envolvem alunos e professores em atividades que ensinam a importância da convivência pacífica. Recentemente, as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental participaram de uma série de atividades integradas que reforçam a empatia e o respeito ao próximo, utilizando diversas disciplinas para abordar o tema de maneira criativa e eficaz.

Nas aulas de Ensino Religioso, os alunos estudaram o fenômeno do bullying, compreendendo suas causas e consequências, além de refletirem sobre a importância do acolhimento e do respeito ao próximo. Esse aprendizado foi complementado por uma sessão de cinema especial no auditório, seguida de uma roda de conversa, onde os estudantes tiveram a oportunidade de expressar suas emoções e compartilhar experiências em um ambiente acolhedor.

A disciplina de Artes trouxe uma proposta vibrante: a criação de um mural especial com as cores que simbolizam a luta contra o bullying. Todos os alunos foram convidados a marcar suas mãos no mural com tintas, deixando uma impressão visual e emocional de que juntos são mais fortes contra a intolerância.

Em Educação Física, os professores incentivaram a prática dos jogos cooperativos, onde o foco não estava em vencer, mas em colaborar. As crianças aprenderam, por meio da prática, que a verdadeira vitória está na união e no trabalho em equipe.

Já nas aulas de Inglês, os alunos criaram um painel cheio de mensagens de convivência humanizada, tudo em inglês. Essas frases, cheias de significado, reforçaram que, em qualquer idioma, o respeito e a bondade são valores universais.

O projeto interdisciplinar de combate ao bullying não é apenas uma iniciativa pontual, mas parte de um compromisso maior de educar para uma convivência pacífica. Aqui, o respeito ao outro é ensinado, praticado e vivido, criando um ambiente escolar onde cada aluno é valorizado por quem é.

No Colégio Santo Antônio, acreditamos que formar cidadãos empáticos e conscientes começa no aprendizado diário de respeito e convivência. Afinal, é aqui que aprendemos que a paz se constrói com as mãos e o coração.

Fale pelo WhatsApp