A Importância da Boneca Abayomi no Ensino do 3º Ano do Coleginho

A Importância da Boneca Abayomi no Ensino do 3º Ano do Coleginho

No Colégio Santo Antônio, as professoras do 3º Ano do Coleginho realizaram uma atividade significativa e culturalmente rica com seus alunos, utilizando a boneca Abayomi como ponto central. O projeto teve como objetivo explorar a afrodescendência e a diversidade étnica e cultural, promovendo uma reflexão sobre o “eu”, o “outro” e os diferentes grupos sociais que compõem nosso país.

A boneca Abayomi, cuja história remonta às famílias africanas trazidas ao Brasil para serem escravizadas, é um símbolo de resistência e identidade. Feitas de pedaços de tecidos, as bonecas eram confeccionadas pelas mães africanas para acalmar e confortar seus filhos durante as duras viagens nos navios negreiros. O nome Abayomi significa “encontro precioso” em iorubá, refletindo a importância dessas pequenas bonecas como um elo de esperança e carinho.

A atividade foi realizada na biblioteca do Coleginho, um ambiente que estimula a curiosidade e a aprendizagem. Esse espaço foi cuidadosamente escolhido para que os alunos pudessem explorar a história e a cultura afrodescendente de maneira envolvente e educativa.

As professoras conduziram a atividade com o intuito de abordar os desafios sociais e culturais do lugar onde vivemos. Através da confecção das bonecas Abayomi, os alunos puderam refletir sobre as diferentes realidades e histórias das famílias africanas e a importância de valorizar a diversidade étnica e cultural. Esta abordagem contribui para o desenvolvimento de uma consciência social e cultural mais ampla, preparando os alunos para serem cidadãos mais empáticos e informados.

O Colégio Santo Antônio continua comprometido com uma educação inclusiva e diversificada, onde projetos como este são essenciais para a formação integral dos alunos. Ao trabalhar com a boneca Abayomi, estamos não apenas resgatando uma parte vital da nossa história, mas também construindo um futuro onde o respeito e a valorização das diferenças são fundamentais.