-
- 16 ago
Alunas do CSA desenvolvem ação social em lar de idosos
Humanidade, solidariedade, consciência e respeito são apenas algumas das práticas dentre muitas que um grupo de alunas do 9º Ano do Colégio Santo Antônio puderam vivenciar nas visitas à Casa do Ancião Chichico Azevedo – Cidade Ozanam, no bairro Ipiranga, em Belo Horizonte.
Tudo começou nas aulas de ensino religioso do 9º Ano, em que foi apresentada a proposta de criar um projeto no qual os estudantes pudessem aprender a ter um olhar diferenciado sobre o outro. Com o desafio em mãos, Ana Maria Silva, Beatriz Lignani, Lethícia Pires, Rhebeca Ferreira e Sarah Cordeiro criaram o Projeto Senes (“idoso” em latim), cujo trabalho voluntário pudesse ser mesclado com a troca de experiências.
“Desde o começo do projeto, tinha plena convicção de que ele teria sucesso, pois tudo o que é constituído de dedicação, empenho, amor e planejamento acaba se tornando algo incrível”, conta, emocionada, Lethícia Pires.
Durante cerca de três meses, as alunas surpreenderam os idosos com rodas de música, brincadeira, conversa, desenho e leitura de poesias.
“Ao longo do projeto houve momentos de conversas e entretenimento com os idosos, o que me proporcionou uma diferente perspectiva da vida. Após esse trabalho aprendemos a ser mais solidárias e gratas”, alega a aluna Rhebeca Ferreira.
Toda essa experiência serviu como um despertar para a realidade em que muitos idosos vivem hoje em dia.
“O trabalho no lar Chichico Azevedo aumentou muito a minha gratidão diante da vida e das oportunidades colocadas em meu caminho e me fez perceber que minha pequenez pode causar uma grande diferença na vida do outro”, reflete a aluna Beatriz Cordeiro.
O último dia da visita foi marcado por muita emoção e pela entrega de uma nova placa de identificação para a entrada da casa.
“No desenvolver do Projeto Senes, acredito que cresci como pessoa, vivenciando a realidade dos idosos que habitam o lar, totalmente diferente da minha. Também aprimorei as virtudes até então pouco desenvolvidas, como benevolência, paciência, compaixão e esperança”, pondera a aluna Ana Maria Silva.
Comments (2)
Leave a comment
Muito bom o projeto, conscientizar é importante, pois este é o destino de todos nós… temos q ter orgulho de pessoas c/tantas experiências.
Lindas! Projeto maravilhoso! Estou aqui com muito orgulho de vocês! 👏👏👏😍