Clara Barbosa, de aluna do CSA a juíza no TJMG

Clara Barbosa, de aluna do CSA a juíza no TJMG

Confira a trajetória de foco e determinação da ex-aluna do Programa de Bolsa Educacional para alcançar sua carreira

Clara Maciel Antunes Barbosa, ex-aluna do Colégio Santo Antônio, que participou do Programa de Bolsa Educacional, acabou de ser nomeada e empossada como Juíza de Direito Substituta do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), conquistando o 5º lugar na classificação final geral do concurso.

Clara, durante a sua posse

Formada no Ensino Médio pelo CSA em 2012, Clara ingressou no primeiro semestre de 2013 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde se formou em Direito em 2017. Durante sua jornada acadêmica, estagiou em órgãos públicos, atuou como advogada e foi juíza leiga no TJMG. A dedicação diária aos estudos foi uma constante em sua vida, sempre com o objetivo de alcançar o sonho de ser Juíza de Direito.

Em 09 de maio de 2024, seu esforço foi recompensado com a nomeação para o cargo de Juíza de Direito Substituta no TJMG. “Em todo esse período, estudei diariamente para ingressar na magistratura, que sempre foi o meu grande sonho profissional”, revela Clara, que considera a nomeação uma enorme conquista.

Clara enfatiza que a formação proporcionada pelo CSA foi essencial para seu desenvolvimento. “O Colégio Santo Antônio objetiva a formação integral dos seus alunos e isso foi fundamental para a minha formação e preparação para a carreira”, afirma. Ela estudou no CSA por mais de uma década, absorvendo valores como ética, empatia, responsabilidade, fraternidade e solidariedade.

Clara, na sua época de Colégio Santo Antônio

Graças ao Programa de Bolsa Educacional, Clara teve acesso a uma educação de excelência, desenvolvendo habilidades e competências que foram essenciais em sua jornada. “O acesso a uma escola de excelência, mediante o Programa de Bolsa Educacional, possibilitou, dentre outras habilidades e competências, a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de análise crítica e reflexiva da realidade e a valorização do outro e da diversidade”, destaca.

Clara lembra com carinho os momentos vividos no CSA, especialmente das amizades que perduram. “Sem dúvidas, as amizades construídas no CSA foram e são marcantes em minha vida”, diz. Ela recorda com detalhes as aulas fascinantes de História, as temidas aulas de Física e as enriquecedoras aulas de Português. Lembranças especiais como o primeiro dia de aula e o último ano do Ensino Médio marcaram sua trajetória.

Para os alunos do CSA que desejam seguir uma carreira similar, Clara aconselha dedicação, persistência e resiliência. Ela ressalta que o curso de Direito oferece diversas oportunidades e que o estudo para concursos públicos requer esforço e repetição. “A minha aprovação apenas veio depois de vários anos de estudos, de certa maturidade emocional e profissional e da consolidação, em minha memória, do conteúdo básico das matérias cobradas”, explica.

Por fim, Clara deixa uma mensagem motivadora para aqueles que desejam seguir seus passos: “Enquanto seus olhos brilharem por aquilo e te der motivação na vida, não desista dos seus sonhos”, encoraja. Ela acredita que o concurso público é como uma fila, onde o empenho, o aprendizado e o equilíbrio emocional permitem avançar. A ex-aluna destaca a importância da fé e da persistência para superar os desafios e alcançar os seus objetivos.

Clara Barbosa nos mostra que, com muito esforço, é possível realizar grandes sonhos. A sua conquista, além de uma grande lição de determinação, também atesta a eficiência e a importância do Programa de Bolsa Educacional do CSA, que possibilita que mais jovens tenham a oportunidade de construir um futuro sólido por meio da qualidade de nosso ensino.

Lembramos que as inscrições para o processo de bolsas do Colégio estão abertas; esta é a última semana para realizá-las. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 31 2123-9300 e fale diretamente com o setor de Serviço Social ou clique aqui!