Conheça a história do aluno de matrícula número 1

Conheça a história do aluno de matrícula número 1

Você consegue imaginar quantos alunos já passaram pelo Colégio Santo Antônio nesses 115 anos de história? A resposta é: milhares! Cada um com seu jeito único e, claro, com aquele número de matrícula exclusivo que os acompanhou durante todo o ciclo escolar. Hoje, vamos contar a história do o aluno de matrícula número 1 do Colégio Santo Antônio, o senhor Emir Cadar.

A história curiosa do senhor Emir começou em 1951, quando o Colégio se transferiu de São João del-Rei para Belo Horizonte. Imagine só, a nova instalação do Colégio ficou a apenas 20 metros da porta da casa da sua família, na Rua Santa Rita Durão. “Era um casarão enorme que o Colégio comprou. Era da família do senhor Zé Correia. Esse casarão ficava em frente à nossa casa, que é a casa onde está o consulado da Síria atualmente”, conta o senhor Emir.

Com a chegada do Colégio, vieram também os freis holandeses. O Frei Bertrando era o diretor da época. No final de 1951, o jovem Emir havia concluído o atual 5º Ano e foi chamado por Frei Bertrando, com outros dois vizinhos, para fazer uma prova de admissão para o ginásio. “Mas tivemos que esperar um ano, porque era necessário que o Ministério da Educação validasse o ensino do Colégio primeiro”, relata. E assim, ao fazer a prova no final de 1952, ele se tornou o aluno de matrícula número 1 do CSA, em 1953.

O “aluno número 1” estudou no Colégio Santo Antônio até 1959, quando prestou e passou no vestibular para engenharia. Ele se lembra com orgulho que o ensino naquela época já era de altíssima qualidade, com muita disciplina, excelentes professores e um clima de amizade que perdura na memória.

E não parou por aí! Na carreira de engenheiro, senhor Emir fundou, há 58 anos, a Cadar Engenharia, hoje uma das maiores e mais respeitadas empresas do ramo no Brasil. Ele atribui grande parte de seu sucesso profissional aos ensinamentos e valores adquiridos no Colégio Santo Antônio: “A minha formação religiosa e de caráter se deve ao que aprendi no Colégio Santo Antônio. O ensino de qualidade e a disciplina moldaram muito a minha vida. Aos 13 anos, é uma fase em que o aluno precisa ser transformado, e eu sinto que fui muito moldado pelo que vivi no Colégio Santo Antônio. Isso se refletiu no meu caráter, nos valores e nas bases sólidas da minha empresa”, afirma com convicção.

Entre as memórias preciosas de seu tempo no CSA, senhor Emir destaca um episódio especial: quando o Colégio abriu sua quadra para o famoso time do Mackenzie, um dos maiores campeões da época. Aproveitando a oportunidade, ele entrou para o time de basquete, vivendo momentos inesquecíveis.

Para concluir, ele deixa um recado valioso para os alunos atuais: “Valorizem o que vocês têm em mãos, porque estudar em um colégio no nível do Santo Antônio é para poucos. A formação que vocês terão será valiosa para o futuro de cada um.”

Fale pelo WhatsApp