Serviço Social

INSCRIÇÕES PRORROGADAS

Serviço Social

Serviço Social na Associação Franciscana de Educação e Assistência Social

Através do nosso programa de educação gratuita, buscamos garantir que aqueles em situação de vulnerabilidade e risco social tenham acesso à educação básica de qualidade, ajudando no seu desenvolvimento pleno e os preparando para uma participação consciente na sociedade.

Em sintonia com as políticas nacionais de assistência social, nossa associação trabalha para capacitar e empoderar nossos beneficiários, desenvolvendo programas e serviços contínuos e planejados nas áreas de educação e assistência social.

Guiados pelos valores franciscanos, implementamos diversas iniciativas em Belo Horizonte, na Região Metropolitana e no interior do estado para atender às necessidades da comunidade.

Para mais informações, visite nosso site: www.ofm.org.br

O Colégio Santo Antônio e sua Contribuição Social

A Constituição de 1988 foi um marco importante para a assistência social no Brasil, elevando-a ao status de política pública ao lado da saúde e previdência social. Isso tornou a garantia de direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos não apenas responsabilidade do Estado, mas também da sociedade civil. Diversas leis foram estabelecidas para fortalecer essas políticas, como a LOAS, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e o Estatuto do Idoso.

Como uma instituição franciscana consciente das necessidades do país, a Associação Franciscana, por meio do Colégio Santo Antônio, tem se dedicado à educação, desenvolvendo programas e projetos para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Nosso trabalho envolve o planejamento e execução de programas e projetos sociais, incluindo:

+ Desenvolvimento e avaliação de programas sociais no Colégio Santo Antônio.

+ Integração e fortalecimento da rede de atendimento da Associação Franciscana, assim como da rede de atendimento em Belo Horizonte e Região Metropolitana.

+ Orientação de indivíduos e grupos sobre recursos comunitários e defesa de direitos.

+ Realização de estudos socioeconômicos e acompanhamento de beneficiários e suas famílias.

+ Divulgação e orientação sobre a política de atendimento do Colégio Santo Antônio.

História do Programa Gratuidade Educacional

Em 1999, o Programa Gratuidade Educacional começou no CSA, inicialmente no período noturno, visando atender jovens e adultos que trabalhavam nas proximidades da Regional Centro-Sul.

Em 2009, o perfil dos beneficiários mudou para crianças e adolescentes, conforme legislação vigente, e o programa passou a funcionar durante o dia, integrado às atividades acadêmicas regulares.

Atualmente, oferecemos acesso e apoio para crianças e adolescentes na educação básica, proporcionando bolsas de estudo, material didático, uniforme, atividades educacionais complementares e apoio interdisciplinar, social e psicológico.

Dentro do programa, a Psicologia desempenha um papel importante, oferecendo suporte às famílias e estudantes, realizando oficinas e atendimentos individuais e em grupo para fortalecer a identidade pessoal e social dos beneficiários.

Acreditamos na parceria com as famílias como parte essencial da jornada educacional dos estudantes.

Objetivos do Projeto Gratuidade Educacional são:

+ Oferecer educação gratuita para estudantes em situação de vulnerabilidade social, garantindo sua inclusão e permanência na escola.

+ Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos críticos e engajados na comunidade.

+ Melhorar as perspectivas de vida dos beneficiários e suas famílias.

Telefone de contato: (31) 2123-9300

E-mail: servicosocial@csa.g12.br

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira: das 8h às 17h.

footer-colegio

Fale pelo WhatsApp