Um ex-aluno com a missão de devolver a visão no Malawi

Um ex-aluno com a missão de devolver a visão no Malawi

No coração da África, um raio de esperança brilha através do trabalho incansável de Dr. Breno Tavares Nogueira, um ex-aluno do Colégio Santo Antônio. Em junho de 2024, ele e sua equipe conseguiram realizar um feito extraordinário, devolvendo a visão a mais de mil pessoas no Malawi. Este projeto social de cirurgia de catarata, o maior em número de operações realizadas por uma equipe estrangeira fora de seu país, é uma verdadeira lição de perseverança e compaixão.

Tudo começou em 2012, quando Dr. Breno sentiu o chamado para expandir seu trabalho de cirurgias de catarata, iniciado no Brasil em 2003, para o continente africano. “Foram muitos contatos com Embaixadas e Governos de vários países na África, entre eles: Angola, Botswana, Costa do Marfim, e visitas a Hospitais em regiões remotas do continente africano na tentativa de realizar esse Projeto,” conta.

Após várias tentativas e muitos desafios, a oportunidade surgiu em 2018, quando ele conheceu o Malawi. As condições encontradas no país permitiram a implementação do projeto, mas o caminho não foi fácil. “Por duas vezes tivemos que cancelar a missão. A primeira delas por causa da pandemia por covid, e a segunda por causa do Ciclone Freddy, que devastou a região central do país, deixando mais de mil mortos”, relembra.

Apesar dos obstáculos, Dr. Breno e sua equipe mantiveram o foco. Em junho de 2024, o projeto finalmente saiu do papel. “Tenho a felicidade de, junto a minha equipe, realizar um trabalho que devolveu a visão a mais de mil pessoas”, diz com orgulho. Este sucesso não só trouxe alívio e alegria para inúmeras famílias, mas também destacou o impacto transformador de ações humanitárias dedicadas e bem planejadas.

A trajetória de Dr. Breno Tavares Nogueira está profundamente enraizada nos valores que ele absorveu durante sua formação no Colégio Santo Antônio. “O Colégio Santo Antônio, além de passar os ensinamentos que foram a base sólida para a minha formação profissional, despertou em mim a apreciação dos valores da doutrina Franciscana”, explica.

Refletindo sobre suas memórias do Colégio Santo Antônio, Dr. Breno menciona um episódio marcante: sua amizade com o professor de Biologia e hoje coordenador geral da instituição, Olavo Sérgio Campos, o Kafunga. “Descobrir, tardiamente, que ele era médico pediatra e, em silêncio, dedicava seu trabalho aos mais necessitados, foi sem dúvida um divisor de águas na minha visão de mundo”, compartilha. Este exemplo de dedicação silenciosa serviu como uma inspiração poderosa em sua jornada profissional e pessoal.

Para os atuais alunos do Colégio Santo Antônio, incluindo seus três filhos, Cassiel, Raí e Luana, Dr. Breno deixa uma mensagem inspiradora: “Busquem a prosperidade, mas sem nunca esquecer a doutrina franciscana aprendida no Colégio. Façam sempre o melhor para si e para os seus, mas sem nunca perder a compaixão e o amor aos mais necessitados.”

Dr. Breno e o presidente do Malawi, Mr. Lazarus Chakwera

No horizonte de suas conquistas, Dr. Breno Tavares Nogueira ilumina a esperança de um futuro mais humano. Seu exemplo é uma prova viva de que, com dedicação e amor ao próximo, é possível transformar o mundo, um olhar de cada vez. Cada pessoa que recuperou a visão graças ao projeto é um testemunho do impacto que as boas ações podem ter. Que o legado de Dr. Breno, inspirado pelos valores franciscanos aprendidos no Colégio Santo Antônio, continue a ecoar, inspirando as futuras gerações de alunos a perseguirem seus sonhos com coragem e compaixão, sempre prontos a estender a mão aos que mais precisam. Paz e Bem!

Comments (6)

• Um trabalho brilhante e emocionante!!!
      Parabéns ao Colégio pelo reconhecimento desse trabalho e pela sensibilidade na escrita!!!

Reply
    • sensacional! parabéns ao Dr. Breno e todos os envolvidos nesse projeto maravilhoso!!!

• Breno Nogueira
      Paz e Bem!

Como ex aluno do Colégio Santo Antônio, nos orgulhamos de você, de sua competência profissional, sensibilidade às causas sociais, e a marca impressa no seu coração, do carisma franciscano.
      Me uno a todos que aplaudem o seu trabalho!
      Que seja inovador para muitos que sonham, acreditam e se esforçam, por um mundo mais humano, justo e fraterno!

• Muito obrigado, Maria Raquel